Como a transação do Bitcoin funciona?

Versão simples:

Se eu quiser mandar meu bitcoin para você, eu publico minha intenção e os nós verificam toda a rede bitcoin para validar que eu 1) tenho o bitcoin que eu quero enviar, e 2) ainda não enviei para ninguém. Uma vez que essa informação é confirmada, minha transação é incluída em um “bloco” que é anexado ao bloco anterior – daí o termo “blockchain”. As transações não podem ser desfeitas ou adulteradas, porque isso significaria refazer todos os blocos que vieram depois.

Complicando um pouco:

Minha carteira de bitcoin, na verdade, não segura meu bitcoin. O que ele faz é manter meu endereço de bitcoin, que mantém um registro de todas as minhas transações e, portanto, do meu saldo. Este endereço – uma longa seqüência de 34 letras e números – também é conhecido como minha “chave pública”. Eu não me importo que o mundo inteiro possa ver essa sequência.

Cada endereço / chave pública tem uma “chave privada” correspondente de 64 letras e números. Isso é particular, e é crucial que eu mantenha em segurança. As duas chaves estão relacionadas, mas não há como você descobrir minha chave privada na minha chave pública.

Isso é importante, porque qualquer transação que eu faça do meu endereço de bitcoin precisa ser “assinada” com minha chave privada. Para fazer isso, eu coloquei minha chave privada e os detalhes da transação (quantos bitcoins eu quero enviar, e para quem) no software bitcoin no meu computador ou smartphone.

Com esta informação, o programa apresenta uma assinatura digital, que é enviada para a rede para validação.

Esta transação pode ser validada – isto é, pode ser confirmado que eu possuo o bitcoin que estou transferindo para você, e que eu ainda não enviei para outra pessoa – conectando a assinatura e minha chave pública (que todos conhecem ) no programa bitcoin. Esta é uma das partes geniais do bitcoin: se a assinatura foi feita com a chave privada que corresponde a essa chave pública, o programa validará a transação, sem saber qual é a chave privada. Muito esperto.

A rede confirma então que eu não gastei o bitcoin antes, percorrendo meu histórico de endereços, o que ele pode fazer porque sabe meu endereço (= minha chave pública) e porque todas as transações são públicas no livro de registro público do bitcoin.

As melhores exchanges para comprar Bitcoin

Ainda mais complicado:

Depois que minha transação for validada, ela será incluída em um “bloco”, junto com várias outras transações.

Um breve desvio para discutir o que é um “hash”, porque é importante para o próximo parágrafo: um hash é produzido por uma “função hash”, que é uma equação matemática complexa que reduz qualquer quantidade de texto ou dados a uma string de 64 caracteres . Não é aleatório – toda vez que você colocar esse conjunto de dados específico através da função hash, você obterá a mesma string de 64 caracteres. Mas se você mudar uma vírgula, você obterá uma string de 64 caracteres completamente diferente.

Esse artigo inteiro pode ser reduzido a um hash e, a menos que eu mude, remova ou adicione qualquer coisa ao texto, o mesmo hash pode ser produzido repetidas vezes. Esta é uma maneira muito eficaz de saber se algo foi alterado e é como o blockchain pode confirmar que uma transação não foi adulterada.

Acesse também: Calculadora de Bitcoin e criptomoedas da Bitpreço

De volta aos nossos blocos: cada bloco inclui, como parte de seus dados, um hash do bloco anterior. É isso que faz parte de uma cadeia, daí o termo “blockchain”. Portanto, se uma pequena parte do bloco anterior fosse adulterada, o hash do bloco atual teria que ser alterado (lembre-se de que uma pequena alteração na entrada da função hash altera a saída).

Então, se você quiser mudar alguma coisa no bloco anterior, você também terá que mudar alguma coisa (= o hash) no bloco atual, porque o que está atualmente incluído não está mais correto. Isso é muito difícil de fazer, especialmente desde que você chegou na metade do caminho, provavelmente há outro bloco em cima do atual. Você também teria que mudar isso. E assim por diante.

Isto é o que torna o Bitcoin virtualmente à prova de violação. Eu digo virtualmente porque não é impossível, apenas muito, muito, muito, muito difícil e, portanto, improvável.

Diversão

E se você quiser se entregar a um fascínio irracional, pode sentar-se à sua mesa e assistir às transações de bitcoin. Blockchain.info é bom para isso, mas se você quiser uma versão hipnoticamente divertida, experimente o BitBonkers.

Não esqueça fazer o download do aplicativo (App) oficial da Bitpreço e faça seus investimentos em criptomoedas com segurança e economia!

Leia também: Stop Loss: o que é, como calcular e quando fazer?